Dedicação ao presente

PazPreciosidade é ter tempo. Perceber e ouvir, prestar atenção ao que pensamos, sobre os nossos motivos, a expressão das pessoas.
Pensando bastante sobre como realizar com louvor minha missão, meu propósito. Como me sentir produndamente feliz fazendo aquilo que me realiza. Estou diante da eternidade.
Acabo de ler”Quem é Michel Maffesoli – entrevistas com Christophe Bourseiller”, 2011, editora DP et Alli. Só para se ter uma pequena ideia da grandeza de pensamento deste senhor: “Relembremos a situação na cidade grega, em que o saber se articula em torno de filósofos epônimos, tais como Sócrates, Platão ou Aristoteles, que foram seus protagonistas essenciais. A Academia é um jardim, lugar de encontros de pessoas de qualidade que trocam ideias e, além dos confinamentos teóricos, elaboram os alicerces daquilo que será a cultura ocidental. Tal metáfora é uma boa ilustração do saber pós-moderno e da maneira como ele se elabora: em mosaico, em rede e em espaços que já não ostentam a marca da universidade. Em numerosos países, por toda a parte, há múltiplos círculos desse tipo, cujo fervilhamento intelectual é o mais fecundo possível; talvez seja necessário aplicar a esses círculos do saber a expressão que Hakim Bey atribuía a essas pequenas utopias designadas por ele como “zonas de autonomia temporária”.
Atualmente, estas zonas estão ligadas entre si graças ao desenvolvimento tecnológico; ainda neste aspecto, além de uma metáfora, trata-se, sobretudo, de um agente eficaz. A verticalidade de um saber magistral, dominante, autoritário e dogmático, saber\poder que engendra as diversas inquisições excludentes, é substituída por um conhecimento enraizado na vida cotidiana e que é causa e efeito de todos os sites comunitários, dos fóruns de discussão e de outros espaços de permuta informática em que a reflexão reata com um enraizamento societal que, de maneira crucial, faz falta à universidade.”.

É esta noosfera amálgama da vida da antroposfera, que habita e compartilha a vida na biosfera. Ainda que estejamos no limiar da adolescência do desenvolvimento humano, visando uma percepção da integração que temos com este todo, caminhamos.
O lindo é perceber que este agora é impregnado do todo e que meus pensamentos, palavras e ações deste exato momento tem qualidade potencial mais que suficiente para nutrir o próximo instante.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a comment